Bahia lidera em desemprego e piora

O mesmo cenário dos últimos 15 anos persiste na Bahia, o estado com o maior número de desempregados, em especial entre os jovens. A Bahia tinha 5 milhões de pessoas fora da força de trabalho no primeiro trimestre de 2020, os chamados desalentados. Este número subiu para 5,8 milhões neste ano.

O nṹmero de desempregados era de 1,3 milhão no mesmo período do ano passado e hoje está em 1,4 milhão, segundo a pesquisa de indicadores do primeiro trimestre feita pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, o Dieese.

Segundo o IBGE, são desempregados os trabalhadores que procuraram emprego nos últimos 30 dias antes da pesquisa. Desalentado é quem está fora da força de trabalho por não conseguir trabalho, não ter experiência, ser muito jovem, idoso, ou não encontrar vaga em sua cidade.

A pesquisa do Dieese mostra ainda que houve um forte aumento na taxa de desocupados procurando trabalho há mais de 5 meses. Nada menos que 65,4% estão nesta situação, um aumento de 13,4% em relação à percentagem de 2020, que era de 52%.

O Dieese também divulgou o valor do rendimento médio real por hora na Bahia. Nos primeiros três meses de 2020 ele era de R$ 10,98 e em 2021 caiu para R$ 10,38.

18:01  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm