Vacinação anti-aftosa começa na Bahia

Já começou na Bahia a campanha de vacinação contra a febre aftosa deste ano. Os animais, de todas as idades, devem ser vacinados até o dia 31 de maio. O estado possui um rebanho de 10,7 milhões de cabeças de gado e há 23 anos é zona livre da doença. A expectativa é de que, em 2023, seja retirada a vacina obrigatória.

Segundo o diretor-geral da Adab, Maurício Bacelar, a vacinação é obrigatória para todos os animais e inclui os bubalinos. Os animais mais jovens, os bezerros, devem ter um cuidado especial, já que são mais vulneráveis. A obrigação do produtor só termina ao declarar a vacinação de todo o rebanho na Adab.

Para isso a Agência possui 384 escritórios no estado. A vacina pode ser comprada pelos produtores rurais em mais de mil pontos de revenda credenciados pela Adab. A avaliação para retirada da vacinação contra a febre aftosa na Bahia depende de auditoria e sorologia dos animais.

Os produtores que não vacinarem pagarão multa de R$ 53 por animal e sofrerão restrições para a venda e transporte deles dentro do estado. O coordenador do Programa Febre Aftosa da Adab, José Neder, destacou que a parceria com os produtores é fundamental para manter o estado como zona livre da doença.

“É muito importante que, ocorrendo qualquer suspeita da doença, o produtor comunique imediatamente a Agência. É necessário que o produtor fique ainda mais atento ao seu rebanho e, se observar algum animal babando, mancando, salivando, deitado com o pelo arrepiado no rebanho, deve comunicar de imediato à Adab".

0:31  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm