Turismo enfrenta pior crise da historia

O último mês do verão, quando muitas pessoas ainda estariam viajando pelo País, seguiu sendo ruim para o turismo. Segundo levantamento da Federação do Comércio de São Paulo, março queda de 17,6% no faturamento em relação ao mesmo mês de 2020, que por sua vez tinah caído 22,3%.

Outra comparação ajuda a compreender melhor a crise do turismo: o faturamento de R$ 8,82 bilhões, de março de 2021, foi mais de um terço menor (-36%) que o registrado há dois anos, em março de 2019, último ano sem pandemia. O setor perdeu um terço do tamanho em relação àquele contexto pré-pandêmico.

O número aumenta também o prejuízo do turismo durante a pandemia, que já é de R$ 67,7 bilhões entre março de 2020 e o deste ano. Isso significa que, em meio à crise, o setor perdeu mais de um terço do seu tamanho (-38,1%). No acumulado de 2021, a retração também é expressiva: -26,5%.

Para a Federação, estes dados indicam um quadro complexo, em que o turismo não consegue encontrar caminhos para a recuperação. Considerando a baixa expressiva no faturamento de março do ano passado, quando as pessoas entravam em quarentena, a queda de agora é ainda mais negativa.

A retração mais expressiva foi a da aviação civil, que encolheu 38,4% em março. O grupo de alimentação e alojamento (hotéis e pousadas), também muito impactado pelas restrições, faturaram 20,1% menos em março deste ano do que no de 2020, quando muita gente estava cancelando viagens por causa da pandemia.

Já as atividades culturais, esportivas e de recreação, tão importantes para o turismo, caíram 19,1%, enquanto locadoras de veículos, agências e operadoras turísticas tiveram recuo de 3,5%. As empresas que alugam carros estão conseguindo remodelar o perfil de negócios, ampliando contratos de assinatura e outros segmentos.

Já as agências, ao contrário, estão no patamar mínimo de demanda. Na contramão, apenas dois segmentos cresceram em março, os transportes terrestres (4,8%), beneficiado pela queda da demanda da aviação, e o aquaviário (3%), que, por ter uma participação pequena no setor, é um resultado praticamente nulo.

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