TCU vai investigar as universidades

O Tribunal de Contas da União (TCU) autorizou a investigação dos gastos das universidades federais brasileiras, incluindo as baianas UFBA, UFSB e UFRB. A auditoria visa apurar a gestão e a eficiência das administrações das universidades, além da utilização da verba recebida.

Após um pedido feito pela procuradora-geral do Ministério Público, Cristina Machado, junto ao TCU, o ministro Raimundo Carreiro apontou que atualmente os partidos políticos dominam os centros acadêmicos, abastecidos com o dinheiro dos pagadores de impostos.

O ministro destaca ainda que, em respeito aos impostos pagos e o trabalho do contribuinte, é urgente saber o destino do montante. Carreiro também defendeu que entrem na mira do TCU despesas autorizadas no passado pelos reitores. O ministro deu exemplo.

Ele criticou o descaso da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com o Museu Nacional do Rio, que foi destruído por um incêndio em 2018. “É questão política. Tem que voltar 10 anos atrás e entender o que se passa na UFRJ”, declarou Carreiro.

Ao mencionar que as universidades brasileiras são o maior polo de consumo de recursos federais em cada um dos estados, o ministro Walton Alencar Rodrigues observou que “a União despeja nas universidades mais dinheiro do que em qualquer outra atividade. O orçamento da UFRJ gravita na ordem dos bilhões”.

Após o ministro Benjamin Zymler sugerir que sejam feitas duas auditorias – uma para apurar os cortes e a gestão dos recursos e outra para avaliar a governança das universidades públicas, o ministro Augusto Nardes, relator do processo, garantiu que irá levar a sugestão à equipe técnica. Com Terça Livre.

0:31  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm