Prefeituras já vacinaram 3 milhões na Bahia

Nesta terça-feira, as prefeituras baianas passaram a marca de 3 milhões de vacinas contra a Covid aplicadas na primeira dose. O secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, diz que a Bahia só não vacinou mais "porque o governo federal não mandou doses suficientes", o que não condiz com os fatos.

O estado já recebeu 6 milhões de vacinas do governo Bolsonaro, segundo dados da própria Sesab, mas aplicou 4.400.000. Ou seja, tem cerca de 1,5 milhão de vacinas sobrando, estocadas em Salvador. A vacinação não está mais acelerada porque é feita só de segunda a sexta, por apenas seis horas por dia.

Mesmo assim, os prefeitos baianos conseguiram vacinar 20% da população com a primeira dose e 9,3% com a segunda aplicação, estando entre os 10 estados com maior eficiência. Na sexta-feira passada a Bahia recebeu mais 630 mil doses, todas destinadas para a segunda aplicação.

Com esta carga, o estado já recebeu do Governo Federal 5.980.740 doses de vacina, sendo cerca de 3 milhões da Coronavac, 3 milhões da AstraZeneca/Oxford e 95.940 da Pfizer. Nesta terça chegaram mais 297.300 vacinas Oxford e Coronavac do Ministério da Saúde, mais um lote da Pfizer com 39.780 doses.

As vacinas são enviadas para o interior em aeronaves do Grupamento Aéreo da Polícia Militar e da Casa Militar do Governador, após a organização das doses pela equipe da coordenação de imunização. Elas são encaminhadas para as centrais regionais no interior da Bahia e depois despachadas para os municípios.

21:05  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm