Prazo para MEIs termina na segunda

O prazo para que os microempreendedores individuais entreguem a Declaração Anual do Simples Nacional termina na próxima segunda-feira. A declaração é obrigatória mesmo para quem não teve faturamento algum em 2020 e pode ser feita pelo site da Receita Federal.

É importante ficar atento à declaração do MEI e não confundir com a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, cujo prazo termina no mesmo dia. O microempreendedor que não declarar pode pagar multa de R$ 50 ou de 2% ao mês, limitado a 20%.

Karla Klarto, professora do curso de Ciências Contábeis da Rede UniFTC, explica que "todo profissional regularizado no site do Portal do Empreendedor, classificado como MEI, tem essa obrigação. Sem a declaração deste ano, além de pagar a multa, o MEI não conseguirá fazer as próximas declarações".

A especialista alerta para as regras da declaração, que requer atenção. Asugestão é de que o MEI organize em uma planilha todos os faturamentos menais de 2020. Isso facilita o preenchimento da declaração e evita que dados importantes sejam esquecidos.

Durante 2020 houve um crescimento de MEIs de 8,4% em relação a 2019. Segundo o Governo Federal, das 3,3 milhões de empresas abertas no ano passado, 2,6 milhões eram MEIs. No fim de 2020 existiam no Brasil 11.262.383 MEIs ativos, representando 6,7% dos negócios em funcionamento.

A Rede UniFTC oferece atendimento remoto para os MEIS que estejam com dúvidas sobre a Declaração do Imposto de Renda 2020. A orientação é gratuita, dada por estudantes do curso de Ciências Contábeis sob a supervisão de um professor e acontece, exclusivamente, através do e-mail nafftc.fsa@gmail.com.

20:05  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm