PF faz operação em Tanque Novo/BA

A Polícia Federal e a Receita Federal deflagram, nesta quarta-feira (19), a Operação Caravana, que visa combater os crimes de associação criminosa, contrabando e descaminho, delitos cujas penas, somadas, podem chegar até 12 anos de reclusão. Oito mandados de busca e apreensão foram cumpridos.

A ação usou 32 policiais federais e 21 servidores da Receita em Tanque Novo/BA. A operação decorre de investigação iniciada em novembro de 2019, com base em informações da Delegacia da Polícia Federal em Londrina/PR, relatando a atuação deste grupo criminoso.

Liderada por dois comerciantes de Tanque Novo, a quadrilha estaria operando esquema de transporte e distribuição cigarros, bebidas e perfumes contrabandeados do Paraguai. Nas investigações, foram registradas três ocorrências policiais ligadas ao grupo, confirmando sua atuação.

Em dezembro de 2019, um indivíduo ligado ao grupo foi preso em flagrante em Santo Inácio/PR, levando cigarros contrabandeados. Em setembro de 2020, outra carga de cigarros do grupo foi apreendida em Urandi/BA. Já em janeiro de 2021, houve a apreensão de perfumes em Montes Claros/MG.

A equipe de investigação identificou, ainda, a utilização de uma empresa de fachada para dar aparência de legalidade ao dinheiro movimentado pelo grupo criminoso. A empresa, de Tanque Novo, movimentou cerca de R$ 13 milhões de 2018 a 2020. A maior parte tinha como origem ou destino empresas na fronteira com o Paraguai.

20:15  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm