Nova ponte federal beneficia a Bahia
O presidente Jair Bolsonaro inaugurou nesta quinta (20) a Ponte Estaiada que, ao ligar os municípios de Santa Filomena/PI e Alto Parnaíba/MA, potencializa a integração da região Matopiba, formada por Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, aproximando-a da Ferrovia Norte-Sul.
Além do investimento de R$ 30 milhões, o presidente prometeu recurso para a obra de Transposição do Rio São Francisco, esperança contra a seca no Nordeste. Bolsonaro lembrou que muitas obras inauguradas durante seu governo foram iniciadas em governos anteriores, que as abandonaram.
A ponte inaugurada, no entanto, foi iniciada em 2019 e terminada durante o atual governo, conforme lembrou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas. O presidente garantiu que “não faltarão recursos para a transposição do rio São Francisco, que não é obra nossa, mas estava há mais de dez anos parada”.
Com 185 metros de extensão, a Ponte Estaiada encurtará a distância entre produtores regionais e a Ferrovia Norte-Sul. O ministro Tarcísio destacou o potencial da região do Matopiba que, segundo ele, terá condições de se tornar “um celeiro para o mundo”.
“Essa região precisava de um olhar diferenciado. A riqueza e o futuro estão aqui e o desenvolvimento virá para cá”, disse o ministro. Ele lembrou que, com a ponte e a pavimentação de 270 km planejados para a BR-235, “a gente vai ligar essa região à Ferrovia Norte-Sul, economizando quilômetros para chegarmos ao Porto de Itaqui”.
“A logística ficará mais barata e com isso o produtor vai investir mais. Essa região vai se desenvolver muito”, acrescentou. ao lembrar que, para a população local, a ponte representará uma economia dos gastos que se tinha para fazer a travessia por meio de balsa.
“Hoje mesmo vamos autorizar outra ponte, que é a ligação de Ribeiro Gonçalves (PI) com Tasso Fragoso (MA), porque a BR-330 também é importante para o agronegócio. Está autorizado o procedimento licitatório. Vamos contratar e entregar a próxima ponte”, anunciou.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
