Ilhéus declara emergência na cidade
O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre Souza, declarou situação de emergência nos locais afetados pelas fortes chuvas que caíram nos dias 21 e 22 de abril. O decreto publicado nesta segunda-feira autoriza a própria prefeitura a dispensar a licitação nos contratos..
O documento não traz a lista das áreas afetadas, mas afirma que os prejuízos foram de cerca de R$ 6,7 milhões. A medida permite ainda que os servidores da Defesa Civil entrem nas residências para prestar socorro ou evacuar os moradores, caso haja risco de desabamento.
O decreto também dá carta branca ao prefeito para desapropriar propriedades particulares em áreas de risco, mas pagando menos que o mercado. Para isso, o documento diz que será levada em consideração a desvalorização do imóvel por estar em um local perigoso.
Uma frase nebulosa do decreto diz que as casas serão trocadas por outras em local seguro, mas diz que a demolição das interditadas e a construção das novas "será apoiado pela comunidade”. Ninguém sabe se isto significa que os moradores terão que pagar parte da construção.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
