Hospital humaniza suas UTIs neonatal

Um projeto de humanização tem sido aliado na recuperação de bebês prematuros internados nas UTIs Neonatal e Canguru do Hospital Manoel Novaes, em Itabuna. Implantado há pouco mais de cinco meses, o “Mãe Acompanhante” possibilita que as mães fiquem mais tempo perto dos filhos, amamentando, dando carinho e acompanhando.

Entre as mães que participam do projeto está a fisioterapeuta Lorenna Alves dos Santos, moradora do bairro da Conquista, em Ilhéus. A mãe de Liz, de 2,380 kg, aprovou a iniciativa. “Não sei como estariam as nossas vidas se eu tivesse que passar o dia inteiro longe dela. Certamente eu ficaria aflita e ansiosa".

Liz nasceu no dia 30 de abril e Lorenna afirma que a experiência de participar do projeto é enriquecedora, até porque é mãe de primeira viagem. Ela conta que o resultado está superando a expectativa da família. “Ficamos juntas por mais tempo. Isso tem contribuído para que a revolução dela ocorra de maneira mais rápida”.

Eliana Queiroz da Cruz, do Parque Verde, em Itabuna, acompanha Iarley desde 28 de abril. Ela chega por volta das 8h para passar a maior parte do dia ao lado da filha, que pesa 2,772kg. “Deixo a unidade no início da noite, às 18h, com o coração partido. A saudade seria ainda maior se tivesse de passar mais tempo longe da minha bebê”.

A diretora técnica do HMN, Fabiane Chávez, explica que o projeto ajuda a restabelecer o vínculo do bebê com a mãe, temporariamente desfeito pelo fato dele ser prematuro ou por outra complicação que precise de internação. “Quando a mãe pode ficar com o filho em recuperação, o vínculo é refeito e a alta médica é muito mais rápida”.

A médica afirma que já foi comprovado cientificamente que os bebês ganham peso mais rápido quando estão juntos das mães, que cuidam da alimentação, dando banho e trocando fralda. “Esse processo é muito gratificante para a nossa equipe também, pois o foco aqui é prestar assistência de qualidade aos pacientes".

17:05  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm