Estudo da Fiocruz facilita volta às aulas

Uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) publicada nesta segunda-feira, 10, detectou que as crianças têm menos probabilidade de transmitir o coronavírus para os adultos do que se pensava. Os cientistas da Fiocruz usaram como base do estudo Manguinhos, no Rio de Janeiro, monitorando de maio a setembro de 2020.

O relatório vai servir como referência para a reabertura das escolas e a volta às aulas presenciais no país. Vários Estados e municípios ainda estão com colégios e universidades fechados, ou apenas com aulas remotas, por medo da disseminação do coronavírus devido à aglomeração.

Segundo o estudo, todas as crianças que testaram positivo para a Covid-19 tiveram contato com adultos ou adolescentes com sintomas da doença. A coordenadora, Patrícia Brasil, afirma que os dados se referem a um momento diferente da pandemia, quando a variante P.1, hoje dominante, ainda não havia surgido.

O distanciamento social também era maior do que agora. No entanto, segundo a especialista, não faz sentido manter fechados os colégios, porque o risco de contágio de um adulto por uma criança infectada é mínimo e o prejuízo sem aulas é bem maior que ele.

17:18  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm