Dois terços continuam endividados

Estudo da Kantar mostra que 67% das famílias brasileiras estão endividadas, e esse número sobe para 69% se considerarmos somente as classes C e DE. É o que revela o novo estudo Domestic View, da Kantar, que apresenta um levantamento bastante completo sobre as despesas que estão impactando o bolso durante a pandemia.

Elas incluem alimentação, moradia, serviços públicos, higiene pessoal e limpeza. O consumo de alimentos e bebidas dentro do lar, higiene e limpeza caseira representaram quase 60% dos gastos nas classes DE em 2020, enquanto despesas fixas, como habitação, serviços públicos e com animais ficaram concentradas nas classes AB.

As classes DE foram mais impactadas com gastos com habitação, passando de 18% em 2019 para 22% em 2020, e no setor de alimentação aumentaram o consumo de frutas, legumes e verduras, igualando esses gastos aos das classes AB. Ainda na habitação, o estudo aponta um importante movimento da classe DE.

Ela está migrando do aluguel para o financiamento, passando de 5% dos gastos em 2019 para 12% em 2020, reflexo de juros baixos e taxas atrativas para aquisição de moradia própria ou para investimento, que levaram a um aumento do mercado de financiamento imobiliário em 2020.

Enquanto isso, as classes AB diminuíram gastos com empregada doméstica (-3% em relação a 2019) e com manutenção ou reforma (-8%). Já o aluguel de imóveis representou um quarto dos gastos de quase 17% das famílias no ano passado, principalmente das classes CDE.

Os lares das classes AB e DE que pagam aluguel diminuíram gastos com alimentação e priorizaram outras cestas de consumo, como bebida alcoólica e artigos de limpeza nas classes AB, e higiene pessoal e frutas, legumes e verduras nas classes DE.

A classe C foi a única que manteve os gastos com alimentação, mesmo pagando aluguel, com destaque para doces, salgadinhos e pratos prontos congelados. Entre os gastos com serviços públicos, energia elétrica foi o que mais pesou no bolso. As classes mais baixas foram as mais afetadas, chegando a uma variação de 30% em relação a 2019.

O estudo Kantar Domestic View entrevistou de maneira online 5.779 pessoas no final de 2020. A amostra representa 57 milhões de lares brasileiros.

19:55  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm