Consumo fora de casa despenca em 21

Um levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), com base em pagamentos realizados com cartões de alimentação e refeição da bandeira Alelo em todo o país, mostrou que o consumo em restaurantes, bares, lanchonetes e padarias despencou em março.

A comparação é feita com os níveis registrados antes da pandemia de covid-19. De acordo com a pesquisa, a queda foi de 34,2% em relação ao mesmo período de 2019. A pesquisa não tomou 2020 como base de referência, pois o objetivo era justamente fazer a comparação com os fluxos de um ano completo sem pandemia.

Por outro lado, o consumo em supermercados registrou alta de 7,3%. Um dado negativo também foi detectado pela pesquisa da Kantar. A crise do novo coronavírus impactou os hábitos dos brasileiros nas mais diversas frentes, inclusive no tabagismo.

Em 2020, houve um aumento de 0,9 pontos percentuais no número de fumantes maiores de 18 anos. Por consequência, o consumo do produto cresceu 12,3% na comparação com o ano anterior. Os dados também indicam que os consumidores estão mais abastecidos de cigarros, já que o volume por viagem ao ponto de venda cresceu 4,7%.

0:37  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm