Baronesas do Cachoeira são retiradas
A retirada das plantas aquáticas de parte do espelho d’água do RioCachoeira na área central de Itabuna melhorou as condições do ar. Além disso, facilitou a oxigenação da água e eliminou o mau cheiro que incomodava as pessoas que fazem caminhadas ao longo da beira-rio.
O trabalho, executado por equipes do Departamento de Limpeza Pública da Prefeitura, removeu aguapés, orelhas-de-rato e baronesas acumuladas perto da pequena barragem do bairro do Conceição. Ela foi construída pelo DNOCS no final dos anos 60 para manter o nível d’água e eliminar caramujos hospedeiros do parasita que causa esquistossomose.
"Os operários fizeram a remoção manualmente, depois choveu na cabeceira do rio e a ação dos ventos facilitou o trabalho", explica Lázaro Pellegrini. Já o superintendente de Serviços Públicos, Francisco Lino Filho, disse que a partir de agora esta ação será preventiva.
"Aos poucos estamos manejando as plantas aquáticas para oxigenação da água. Além disso, quando vier a próxima chuva forte, não teremos problemas com o acúmulo de baronesas, que sempre causa transtornos”.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
