Baianos são presos nos Estados Unidos

Dois baianos estão entre os 19 brasileiros presos em nos Estados Unidos, acusados de um esquema de estelionato que lesou mais de 2 mil pessoas. O casal Wemerson Dutra Aguiar, de 25 anos, e Priscila Barbosa, de 35, é de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia.

O esquema operava em todos os estados americanos, criando contas fraudulentas em aplicativos de entrega e de transporte. As contas eram criadas usando identidades roubadas e depois vendidas para motoristas que não podiam operar por falta de qualificação.

Segundo o Departamento de Justiça do distrito de Massachusetts, o esquema também criava usava robôs virtuais e falsificação de GPS para aumentar o dinheiro recebido com as contas fraudadas. O esquema funcionava desde janeiro de 2019 e lesou pelo menos cinco empresas dos EUA.

Os criminosos conseguiam a imagem da carteira de habilitação e o número do Seguro Social das vítimas, criavam contas falsas de motorista e alugava ou vendia o documento. O Procurador Nathaniel Mendell afirma que o bando se aproveitou principalmente do atual momento de pandemia, onde as entregas cresceram.

Várias pessoas que não tinham qualificação para o serviço ou certidão criminal negativa usaram as contas falsas para trabalhar. Para o FBI, os 19 brasileiros comprometeram a segurança pública ao eventualmente colocar até criminosos no volante. O casal baiano pode pegar até 20 anos de prisão.

18:55  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm