Bahia recebe mais 432 mil doses de vacina

A Bahia recebeu nesta segunda-feira 431.910 doses de vacina contra a Covid-19, sendo 405 mil da AstraZeneca e 26.910 da Pfizer. O secretário da Saúde Fábio Vilas-Boas esteve presente no Grupamento Aéreo da Polícia Militar para acompanhar recepção e conferência do carregamento.

O estado recebe o primeiro lote de vacinas da Pfizer, que será usado apenas em Salvador, por causa da exigência de armazenamento em temperaturas de até -70°C. As outras vacinas serão distribuídas no interior, onde as pessoas com doenças crônicas e deficiência permanente foram liberadas para ser vacinadas.

"Esses grupos representam mais de 1,7 milhão de baianos, por isso se faz necessário escalonar, por faixa etária, a imunização", afirma o secretário. Na primeira fase, a vacinação será dos doentes crônicos de 59 a 55 anos e pessoas com deficiência permanente do Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Também está autorizada a imunização das gestantes e puérperas que comprovem a existência de comorbidades, independente da idade. É importante ressaltar que a gestante com comorbidade deverá comprovar a condição de risco, com exames, receitas, relatório médico ou prescrição médica.

A vacinação pode ser feita em qualquer etapa da gestação. No caso da puérpera será orientada a não interromper o aleitamento materno. Também ficou pactuado que a ampliação da faixa etária de outros públicos se dará na medida em que forem vacinadas todas as pessoas com doenças crônicas e deficiência permanente com mais de 40 anos.

15:26  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm