Arquivo do Tabu é doado para a Uesc

O jornal Tabu, de Canavieiras, foi um dos mais resistentes do sul da Bahia, sendo publicado por 50 anos. Ele deixou de circular em 2018, por decisão se seu criador e editor Tyrone Perrucho. Agora, a família dele doou todo o acervo do jornal para o Centro de Documentação e Memória Regional, da Uesc.

O CEDOC vai abrigar, conservar e difundir o que foi produzido pelo Tabu ao longo dos anos. Um dos companheiros de Perrucho no jornal, o professor e historiador de Canavieiras Durval Filho, viabilizou a doação à Uesc no dia 11 de maio, quando a equipe do Cedoc retirou o material na residência do editor.

A família Perrucho foi representada pelos filhos de Tyrone, Tupinambá e Tainá. Na ocasião, ela agradeceu a todos que ajudaram a fazer a histṍria do Tabu, que durante 50 anos foi o porta-voz de Canavieiras e cidades próximas. Ele começou sendo impresso na tipografia da Imprensa Oficial de Canavieiras.

A partir do segundo ano, 1959, passou a dispor de um tipografia própria, a Gráfica Progresso, de Wallace Perrucho, que assumiu a direção do jornal. A partir de 2001, o Tabu informatizou sua redação e passou a ser impresso em sistema offset.

20:05  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm