UAR acelera a recuperação da Covid-19

A implantação de Unidades de Assistência Respiratória (UARs), iniciativa pioneira no SUS na Bahia, já mostra resultados significativos. Nos cerca de 20 dias em que os leitos estão funcionando, os pacientes obtiveram uma recuperação precoce da Covid-19, sendo transferidos em poucos dias para leitos de enfermaria.

Nenhum deles evoluiu para a necessidade de terapia intensiva e intubação. "A fisioterapia respiratória fez toda a diferença na minha recuperação da Covid-19. Os exercícios e os aparelhos utilizados, todos os dias, garantiram que meu corpo respondesse e se recuperasse mais rapidamente", afirma o secretário da Saúde Fábio Vilas-Boas.

Após vencer a Covid, o secretário aplicou essa experiência na criação dos leitos de assistência respiratória na Bahia. "Assim, os pacientes conseguem ter suporte não invasivo, sem necessidade de intubação e, dessa forma, nós poupamos leitos de UTI, podendo deixá-los, apenas, para os casos mais graves".

Na Bahia, leitos de UAR estão implantados no Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, nos recém-inaugurados Hospital Metropolitano (HM) e Riverside, em Lauro de Freitas, e em algumas unidades da rede própria da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab).

Nos sete leitos de UAR em funcionamento no HRCC, dos 34 pacientes atendidos 21 conseguiram se recuperar precocemente da Covid-19, o que representa 61% do total. Eles foram transferidos para a enfermaria em poucos dias para finalizar o tratamento. O tempo médio de permanência na UAR tem sido de quatro dias.

Já no Hospital Metropolitano, no qual 120 leitos de UAR estão funcionando, também se nota um resultado promissor. Dois terços dos leitos de enfermaria integram a Unidade de Assistência Respiratória. “Esses pacientes são atendidos na fase aguda da doença e manejados de forma preventiva para que seja evitada a intubação".

"Usamos todos os recursos de que dispomos na Unidade Respiratória para que o paciente possa se recuperar logo e seguir para a enfermaria”, explica a coordenadora de fisioterapia do HM, Karina Sorto. Já o Hospital Riverside, inaugurado no último final de semana, vai contar com 32 leitos UAR quando atingir a plena capacidade.

A programação é abrir leitos de UAR em todos os hospitais da rede estadual com gestão direta da Sesab. Para isso, está em fase de contratação uma empresa que fará o treinamento dos profissionais de fisioterapia atuantes na rede estadual de assistência à saúde.

A Unidade de Assistência Respiratória (UAR) é um modelo de atendimento focado em fisioterapia respiratória, 24 horas por dia, usando fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e psicólogos. Nela, o paciente realiza constantemente exercícios motores e respiratórios voltados para o fortalecimento muscular.

São técnicas não invasivas que auxiliam no bom funcionamento pulmonar e na recuperação precoce de doenças respiratórias. A UAR, por ser uma unidade de complexidade intermediária, oferece ao paciente vigilância maior do que em uma enfermaria de clínica, o que permite acompanhar a progressão e intervir o quanto antes, se necessário.

É nela em que são feitas intervenções específicas como a ventilação não invasiva, pronação (virar o paciente de bruços) e oxigenioterapia. A fisioterapia também é aplicada quando a pessoa já está com sua capacidade pulmonar comprometida, com sequelas. Neste caso, é feita a reabilitação pós-doença, para acelerar a recuperação.

17:55  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm