Toque de recolher é prorrogado na Bahia

Sem surpresa para quem acompanha as sucessivas prorrogações das medidas desde o ano passado, o governador da Bahia prorrogou o inconstitucional toque de recolher em todo o estado. A medida só não vale para Itabuna, onde está em vigor um decreto municipal que não incluiu a proibição.

A partir desta segunda-feira (5), o toque de recolher na Bahia passa a valer das 20h às 5h, seguindo até 12 de abril quando, provavelmente, será prorrogado novamente. Porém, o governo do estado autorizou a reabertura das academias, bares e restaurantes.

No caso dos bares, a maioria continuará fechada, porque o governador manteve a proibição da venda de bebidas alcoolicas. Sem poder vender cerveja, não vale a pena abrir um bar e mesmo os restaurantes serão prejudicados com esta medida inócua, já que as pessoas passam a comprar as bebidas nos mercados e reúnem os amigos em casa.

Os estabelecimentos comerciais e de serviços devem encerrar as atividades com até 30 minutos de antecedência do toque, às 19h30. Restaurantes, bares, lanchonetes, cafés e similares devem fechar às 18h, mas podem vender por delivery - apenas alimentos - até meia-noite.

O transporte urbano fica suspenso das 20h30 às 5h até 12 de abril. Seguem proibidos o esporte coletivo amador, eventos, casamentos, eventos recreativos, circos, eventos científicos, formaturas, passeatas e afins, bem como aulas coletivas em academias de dança e ginástica.

Os atos religiosos podem acontecer com distanciamento adequado, uso de máscaras, instalações amplas, "que permitam ventilação natural cruzada", e limitação a 30% da capacidade. Desde fevereiro, mais de 300 pessoas foram presas e levadas para a delegacia como bandidas, apenas por estar na rua.

16:05  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm