PNLD aprova livros da Uesc para Ensino Médio

Professores e alunos da Uesc conseguiram aprovar daus coleções de livros didáticos no PNLD. O Programa Nacional do Livro Didático seleciona os que serão usados nas escolas, distribuídos gratuitamente para as redes públicas, comunitárias e filantrópicas conveniadas com o governo.

Essas obras são eleitas pelas escolas, depois de passar por avaliações pedagógicas nas comissões técnicas coordenadas pelo MEC. As duas coleções classificadas foram coordenadas pela professora doutora Fernanda Pinheiro Coimbra Barros, do Departamento de Ciências da Educação.

As coleções Estações Língua Portuguesa (volume único) e Estações Linguagens (seis volumes) serão adotadas pelas escolas do Ensino Médio e a expectativa de Fernanda é de que os livros sejam adotados em muitas escolas em 2022. As coleções reúnem o trabalho de 21 autores.

Destes, quatro são professores da Uesc, Fernanda Barros, Ludmila Coimbra, Inara Rodrigues e Paulo dos Santos. Outros 8 dão alunos ou ex-alunos da universidade, casos de Lyvia Barros, Camila Sequetto, Luíza Chaves, Renata Gomes, Elisabete Silva, Luan Guanaes, Renato Peruzzo e Amanda Gomes.

Fernanda diz que “a aprovação é um feito importante, pois na atual edição do PNLD foram aprovadas apenas cinco coleções de Português e nove de Linguagens. Ela mostra que a Uesc está antenada com as mudanças no ensino de Português e de Linguagens.”

Segundo o MEC as coleções da Uesc garantem as competências gerais e específicas, além das habilidades relacionadas à Língua Portuguesa e à área de Linguagens, como previsto na Base Nacional Comum Curricular. Além disso, o parecer destaca que as obras asseguram uma análise crítica, criativa e propositiva dos temas.

“A metodologia proposta nas coleções apresenta uma base interdisciplinar que articula conhecimentos de Português, Educação Física e Arte (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), o que amplia consideravelmente as chances de nós, professores, reinventarmos as nossas aulas, tornando-as ainda mais significativas e atraentes para os jovens estudantes do Ensino Médio”, sinaliza a professora Fernanda.

18:25  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm