PM impede médicos de protestar na Bahia

Os 800 médicos que o governador Rui Costa mandou demitir, justamente quando são mais necessários, tentaram fazer um protesto nesta sexta-feira, na área externa do Hospital Geral do Estado. O movimento foi amplamente divulgado e com antecedência.

Mas ao chegar ao local, os médicos foram barrados por um grupo de seguranças. Os diretores do sindicato da categoria foram abordados ainda dentro do carro. Os seguranças disseram que tinham ordens de não deixar que eles entrassem na área do estacionamento.

Junto com eles estavam policiais militares enviados pelo Governo do Estado para coibir a manifestação. A presidente do Sindimed, Ana Rita de Luna, diz que esta atitude mostra, mais uma vez, o desprezo e o desrespeito do governador em relação aos médicos da Bahia.

O Sindimed tem denunciado a atitude do governo estadual de, em plena pandemia, demitir os médicos que são concursados pela CLT, para forçar que sejam contratados por empresas terceirizadas que atendem o estado, assinando contrato como pessoa jurídica, sem os direitos garantidos pela da lei trabalhista.

“Esse verdadeiro ataque de precarização, perpetrado pela Sesab, atinge um quadro de aproximadamente 800 postos de trabalho que, além dos direitos trabalhistas, perderão também receita, na medida em que serão forçados a arcar com despesas geradas pelas mudanças contratuais”.

O estado da Bahia está há mais de 11 anos sem concurso para médicos. O sindicato, o Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb) e a Associação Bahiana de Medicina (ABM) emitiram carta aberta ao Governo da Bahia, na semana passada, reforçando a solicitação de que não ocorram demissões de médicos com vínculo CLT.

“A anunciada intenção de substituir a vinculação contratual pela modalidade de Pessoa Jurídica (PJ) é prejudicial não só aos médicos, mas à sociedade como um todo, na medida em que reduz direitos e precariza ainda mais os postos de trabalho, flertando com o risco de desassistência”, afirmam as entidades.

19:45  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm