Médicos ameaçados fazem novas ações

O Sindimed confirmou que médicos com vínculo CLT alocados em hospitais públicos da Bahia continuam ameaçados de perder o emprego. “A Sesab está rescindindo os contratos com as organizações sociais, através das quais os médicos estão empregados, e isso implica em perda de vínculos trabalhistas".

"A Secretaria, ao invés de fazer novo chamamento para as organizações, em conformidade com a lei, está fazendo um chamamento direto e ilegal, por meio de um edital de 2010”, afirma a presidente do Sindicato dos Médicos, Ana Rita de Luna. A categoria segue com a agenda de ações definidas em assembleia.

Nesta segunda-feira pela manhã, a mobilização aconteceu na Maternidade Albert Sabin. Na terça-feira, os médicos estarão na Maternidade Tsylla Balbino, às 9h30. Na quarta, seguem em carreata de Ondina ao farol de Itapuã, com concentração na praça do Monumento Mulheres do Brasil, às 8 horas.

Na sexta-feira, dia 23, estarão reunidos às 9 horas, em frente à governadoria. Mais de 200 médicos da Bahia estiveram reunidos nas últimas assembleias do Sindimed, que definiram estas ações. “A classe lamenta o desprezo e desrespeito com que o governo trata os médicos, há mais de 11 anos sem concurso no estado”, afirma Luna.

O sindicato tem denunciado que o Governo do Estado, em plena pandemia, força os médicos a sair de seus vínculos de CLT para aderir a um contrato de pessoa jurídica (PJ), por credenciamento direto. O Sindimed-BA, o Cremeb e a Associação Bahiana de Medicina emitiram carta aberta ao governador contra o esquema.

“A anunciada intenção de substituir a vinculação contratual pela modalidade de Pessoa Jurídica (PJ) é prejudicial não só aos médicos, mas à sociedade como um todo, na medida em que reduz direitos e precariza ainda mais os postos de trabalho, flertando com o risco de desassistência”, afirmam as entidades no documento.

17:34  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm