Jazz Trancoso anuncia suas atrações

O festival de jazz mais charmoso da Bahia está de volta, em uma edição online e gratuita do dia 19 até 22 abril. A segunda edição do Jazz Trancoso começa no Dia do Índio e termina no aniversário do Descobrimento do Brasil, passando pelo Dia do Vinil e da Inconfidência Mineira, datas escolhidas por sua representatividade.

O festival, que tem apoio financeiro da Lei Aldir Blanc, será transmitido pelo YouTube, pelo site e redes sociais do projeto. No dia 19, ele abre com o cenário da Praia do Espelho recebendo o multiartista Gabriel Guedes, um dos curadores do JT e a cantora Coral com “Amor de Índio”, de Beto Guedes, pai do pianista.

Neste dia tem a baiana Mariah Sallum, que emociona com releituras de clássicos do samba ao jazz; do Pianissimo Jazz, um duo de piano e baixo acústico formado por Mauro Continentino e Catarina Moura; o premiado pianista André Mehmari, duas vezes indicado ao Grammy Latino, e a pianista Bárbara Garcia, que vai do jazz à world music.

No dia 20 é a vez do Restaurante Floresta, que abriga uma mata de seringueiras, receber o grupo D’Ajuda Jazz com a cantora Nari Farias. Em seguida, Coral retorna para um show solo e dominando instrumentos clássicos em meio à floresta, Gabriel Guedes encerra a programação com Catarina Moura, do Pianissimo Jazz.

No dia 21, o festival vai à Casa de Perainda com três atrações imperdíveis. O primeiro é Pedro Volta no violão e no piano. Em seguida, o excêntrico pianista Deangelo Silva. E pra fechar o dia, a francesa / marroquina Safia Ben Amar solta a voz super potente no festival online em um show único.

Finalizando o festival, no dia 22, as atrações serão múltiplas. Com o tema “Revelando o Brasil: Pluralidade”, a abertura será no Quadrado histórico, com As Cajuínas de Caraíva, num show que mostra a força do canto feminino unificado como resistência à cultura popular e suas vertentes.

Depois, como já virou tradição, a Jam fecha com chave de ouro a programação, Na admirável Pousada Mar à Vista, vários artistas que residem em Trancoso e elevam o cenário musical e cultural da região farão uma apresentação inesquecível, trazendo de volta vários da primeira edição do festival.

Estarão no palco Lamppi, Cíntio, Panda Capoeira, Gari, Rafa Eloi, Vasco D’orey, Waldemar, Maurício, Reinaldo, Pathy Urucungá e banda, Faowana e Uriel, Amanda Mezzovilla, Sacha, Rô Conceição, Callu Baroncelli, Regueiro, Coruja Nativa, Kell Santos, Odoyá, Theo Rosen, além de Késia Souza, Kelly Lima e Ubiratan, do Instituto Descobrir.

Existe o plano de uma segunda edição presencial pelas ruas e praças de Trancoso, de graça, numa celebração à vida e ao jazz, mas o momento é de ficar em casa e contar com shows de qualidade nas telas do celular, da TV ou do computador. Assim, o Jazz Trancoso se firma ainda mais no calendário cultural do vilarejo.

Além dos talentos musicais, o festival destaca os artistas plásticos, desenhistas, produtores, fotógrafos, receptivos e todos aqueles que compõem o staff de mão de obra local, permitindo assim a troca de experiências e a valorização do mercado de trabalho da região.

17:34  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm