Itacaré terá Centro de Parto Normal

O secretário de Saúde de Itacaré, Ricardo Lins, se reuniu com secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, em Salvador, onde foi confirmado que o município receberá um Centro de Parto Normal, um Kit de Unidade Básica de Saúde (UBS) e um Kit Odontológico.

Os equipamentos foram solicitados pelo prefeito Antônio de Anízio e adquiridos por emenda parlamentar do deputado Zé Neto, exceto o CPN, que é uma ação do Governo Federal. Anízio recebeu outras boas notícias na área da saúde, como a confirmação da desapropriação da Fundação Hospitalar de Itacaré.

Outra foi a autorização do convênio de custeio do Pronto Atendimento da Unidade de Combate ao Coronavírus de Itacaré, o PA-Covid 24 horas, durante o período da pandemia. “São avanços importantes para a saúde da nossa gente que agora estão se tornando realidade”.

O Centro de Parto Normal é uma das principais estratégias do Ministério da Saúde para a redução da mortalidade materna e infantil. Ele se baseia nas diretrizes das boas práticas de atenção ao parto, preconizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e na lógica de se construir um SUS que aproxime os serviços da rede.

Ricardo Lins explica que o Centro é específico para parto de risco habitual, onde as mães fazem o pré-natal na atenção básica, onde o risco gestacional é avaliado. "Essa unidade possibilita ainda a presença de acompanhante durante o pré-parto, parto e pós-parto, o que integra o conceito de humanização seguido".

19:36  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm