Itabuna tem alta infestação de Aedes

Itabuna está em estado de alto risco para a dengue depois que o Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) mostrou 8,8% de infestação de larvas do mosquito nos imóveis. Ele transmite dengue, zika e chikungunya. Os piores bairros são o Santa Catarina (29,41%) e o Santa Clara (23,07%).

Segundo a diretora da Vigilância da Saúde, Maristella Antunes, até sexta–feira (16) o município registrava 110 casos de dengue, cinco de chikungunya e dois de zika vírus. “A situação é de alto risco. Por isso, os moradores do centro e dos bairros precisam evitar água parada em quaisquer recipientes e fechar corretamente os reservatórios”.

Nesta terça-feira, os Agentes de Combate às Endemias fizeram uma limpeza no condomínio São José, recolhendo entulho e pulverizando o local. Mesmo com a pandemia da Covid, os agentes entraram nas casas para fazer a coleta, necessária para traçar o perfil epidemiológico.

“A equipe estava devidamente protegida com jaleco descartável, álcool 70, máscara e toucas”, conta o diretor de Vigilância Epidemiológica, Émerson Oliveira. Ele disse que os moradores foram orientados a manter distância de 2 metros dos agentes enquanto estivessem nos domicílios.

Maristella informa que o combate ao mosquito será intensificado com apoio de outras secretarias. Entre as medidas já adotadas estão a pulverização de inseticida com bombas costais, recolhimento de pneus, trabalho educativo e mutirões como os feitos nos bairros São Caetano, Sarinha Alcântara, Mangabinha e Jardim Primavera.

17:39  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm