Itabuna atende pacientes em sua casa

Itabuna lançou um novo serviço pelo programa Melhor em Casa, com atendimento médico domiciliar gratuito. O programa é do Governo Federal, executado em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. A assistência médica atende pessoas que não podem sair de casa ou estão acamadas.

Para pedir o atendimento, a família deve ligar para 98180-1700, das 8 às 17 horas. O atendimento domiciliar evita a internação do paciente ou diminui o tempo de permanência no hospital, reduzindo o risco de infecção, explica a coordenadora Nathana Fonseca.

Para ser admitido é necessário que o paciente preencha os critérios do Ministério da Saúde e seja encaminhado pela Rede Hospitalar ou pela Atenção Básica do município. Ele também deve apresentar identidade e cartão SUS. Hoje existem 45 pacientes cadastrados e uma equipe de 15 profissionais.

O serviço do programa “Melhor em Casa” inclui medicação venosa, cuidados com feridas complexas, drenagem de líquidos, atendimento a pacientes paliativos, reabilitação de pacientes agudos e outros procedimentos de média e alta complexidade.

O paciente é atendido por médico, enfermeiro, técnico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e assistente social. “Esse atendimento é muito importante não só para os pacientes, como para o sistema, porque ajuda a reduzir as filas nos hospitais e alcança o paciente que não pode sair de casa”, comenta Natana.

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