Itabuna acolhe refugiados da Venezuela

Cerca de 38 refugiados da ditadura da Venezuela desembarcaram na Rodoviária de Itabuna na madrugada desta segunda-feira, 12. Eles foram acolhidos, temporariamente, pela Secretaria de Promoção Social e Combate a Pobreza. O grupo chegou à cidade fugindo da miséria e da fome que tomam conta daquele país.

A secretária Andrea Castro conta que, assim que foi comunicada sobre o desembarque dos venezuelanos, pela administração da Rodoviária, enviou uma equipe para averiguar a situação dos refugiados. As 23 crianças e 17 adultos foram levados para o Centro POP, no Jardim Grapiúna.

No local, eles puderam tomar banho, se alimentar e receber roupas limpas. Uma das preocupações da secretaria é o trajeto percorrido até Itabuna. Um deles diz que o grupo passou por Manaus/AM, cidade que entrou em colapso por causa novo coronavírus, Fortaleza/CE e Recife/PE, além de outras cidades sem que tenham sido acolhidos.

Segundo Andrea, o grupo foi submetido ao teste rápido da Covid-19 imediatamente, três refugiados tiveram resultado positivo (uma criança) e já estão em isolamento. Ela explica que os refugiados serão transferidos para a escola Tereza Cristina Ribeiro Estrela, no Bairro João Soares, onde terão mais espaço para se acomodar e dormir.

A secretária enfatizou que “a Prefeitura de Itabuna está prestando toda assistência humanitária, mas precisamos de ajuda de outros órgãos para saber como conduzir a situação”. Andrea já entrou em contato com a secretaria de Direitos Humanos, Ministério Público e Polícia Federal, já que se tratam de imigrantes, alguns documentação.

18:52  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm