Gripários aliviam fluxo dos hospitais

Itabuna já atendeu 3.577 pessoas nas quatro Unidades de Referência para Pacientes com Síndromes Respiratórias Agudas, os gripários. Eles foram abertos há 45 dias pela Secretaria de Saúde e aliviaram o fluxo de pacientes na UPA 24 Horas do bairro Monte Cristo, além dos hospitais.

Os gripários funcionam das 16 ás 22 horas, nas UBS dos bairros Lomanto Junior, São Caetano, Parque Boa Vista e no antigo Sesp, no centro. A supervisora de Atenção Básica, Alessandra Lopes, explica que a UPA é a porta de entrada apenas para casos suspeitos de Covid-19.

Muita gente procurava a UPA com sintomas de gripe, por exemplo, provocando uma lotação desnecessária. A coordenadora de Urgência, Rafaela Caldas, explica que os gripários são fundamentais na pandemia por agilizar o atendimento. "O índice de atendimentos a quem apresenta sintomas de gripe caiu 30% na UPA 24 Horas".

Alessandra destaca que as Unidades Básicas e de Saúde da Família já estão aptas a fazer os exames para detectar a Covid-19. A depender de há quantos dias o paciente tem os sintomas, esses locais fazem o teste rápido ou o RT-PCR. Em casos mais graves, uma ambulancia leva a pessoa para a UPA.

A empresária e artesã Ana Paula Botelho elogia o atendimento da UBS José Éditos dos Santos, no São Caetano. “Achei tudo muito organizado, o atendimento de muito boa qualidade e bastante rápido.A equipe de enfermagem é muito atenciosa, passei pelo médico que me encaminhou e fiz o RT-PCR”.

20:26  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm