Fiol terá dois novos trechos leiloados

A Ferrovia de Integração Oeste/Leste ganhou um novo impulso no governo Bolsonaro. Abandonada na gestão de Dilma Rousseff, a Fiol teve o primeiro trecho, de Ilhéus a Caetité, arrematado pela Bamin em leilão. Nesta terça, o Conselho do Programa de Parcerias e Investimentos do governo federal aprovou os outros lotes.

A expectativa é de que os arrematantes invistam R$ 9,8 bilhões até a conclusão da ferrovia. Foram aprovados para leilão o segundo trecho, entre Caetité e Barreiras, com 485 km; e o terceiro, de 505 km, que vai até Figueirópolis, no Tocantins, e liga a Fiol à Ferrovia Norte-Sul.

A integração das duas ferrovias vai fazer do futuro Porto Sul, em Ilhéus, um dos mais movimentados do país, escoando a produção do centro-oeste, norte e nordeste. O atual Porto do Malhado também deve ganhar investimentos para atender à demanda.

O leilão dos novos trechos da Fiol deve ocorrer no próximo ano. O primeiro trecho da ferrovia foi leiloado no início deste mês e arrematado pela Bahia Mineração, que assumiu o compromisso de investir R$ 3,3 bilhões. A ferrovia será administrada pela empresa por um período de 35 anos.

20:10  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm