Especialista: "lockdown não funciona"

Durante uma entrevista ao programa Opinião no Ar, exibido nesta sexta-feira pela RedeTV!, o Doutor em Imunologia e clínico geral Roberto Zeballos afirmou que o lockdown não tem grande efeito no combate à covid-19. Além disso, “só serviu para acelerar a miséria”.

Zaballos também defendeu o tratamento precoce contra a doença causada pelo novo coronavírus. “O que mais causa fatalidade é o tratamento tardio. De 747 casos que eu e minha equipe atendemos, aqueles tratados desde o começo, com vigilância, resultaram em poucas internações. Aqueles que não fazem o tratamento são internandos mais.”

Segundo o especialista, o lockdown não resolve. “O confinamento não funciona. O propósito do lockdown era para a gente organizar o sistema de saúde, montar leitos e evitar o colapso. Essa medida não tem efeito. Infelizmente, apesar da melhor das intenções, essa medida só serviu para acelerar a miséria”.

Zeballos atribuiu a segunda onda da covid-19 no Brasil à participação das pessoas, especialmente os mais jovens, em festas e aglomerações em ambientes fechados. “O que causou um segundo boom foram as pessoas que estavam escondidas e voltaram nas festas".

"Houve uma pequena onda em novembro e dezembro. O que atrapalhou foi essa cepa P1. Foi um pouco atípico em relação ao que se observa na natureza. Ocorreram 15 mutações adaptativas do vírus em nove meses”, contou a Silvio Navarro, editor-executivo, e Rodrigo Constantino, colunista da revista Oeste.

O programa é apresentado por Luís Ernesto Lacombe e também conta com a participação da jornalista Amanda Klein.

19:40  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm