Detran fiscaliza a nova lei na segunda

O Detran começa a fiscalizar as alterações no Código de Trânsito Brasileiro a partir da segunda-feira, quando a nova lei entra em vigor. Entre as principais mudanças estão a ampliação da validade da carteira de habilitação, o aumento na pontuação necessária para a suspensão do direito de dirigir e maior rigor na punição da Lei Seca.

O diretor-geral do Detran, Rodrigo Pimentel, afirma que a nova lei traz avanços e um tema que preocupa. Para ele, o rigor para quem comete crime de trânsito sob o efeito de álcool, ajuste na regra da cadeirinha e ampliação de prazos são aspectos positivos.

Já a pontuação na CNH poderia ter sido mais discutida, já que o Brasil ainda registra mais de 30 mil mortes no trânsito por ano. Pimental acha que as regras deviam ter sido endurecidas ao invẽs de aliviadas. A CNH passa a valer por 10 anos para quem tem até 50 anos.

A pontuação que define a suspensão da carteira passou de 20 para 40 pontos em 12 meses, desde que o motorista não cometa nenhuma infração gravíssima num período de 12 meses. A cadeirinha para crianças até 10 anos no banco traseiro é obrigatória e o motorista que cometer homicídio culposo sob efeito de álcool não poderá ter a prisão convertida em restrições.

23:36  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm