Brasil vai reduzir emissões em 37%

O presidente Jair Bolsonaro lembrou, em seu discurso oficisl na Cúpula do Clima, que o Brasil, com 83% de sua matriz elétrica originada de fontes renováveis, é referência mundial na produção sustentável de energia. No mundo, a média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) é de cerca de 25%.

Além da abundância de fontes de energia, o setor é um dos que mais recebeu investimentos nos últimos anos. "Nós próximos 10 anos, nós devemos ter investimentos da ordem de R$ 3 trilhões", destacou o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, em entrevista.

O país também é rico em minerais estratégicos e por isso o o ministério vem desenvolvendo programas de incentivo à mineração em parceria com a indústria, Congresso e grandes investidores. Desde 2019, foram realizados 3 leilões de mineração, após 50 anos sem iniciativas.

Bolsonaro apresentou uma meta de redução na emissão de gases mais ousada do que a promessa pelo anfitrião do evento, o presidente dos Estados Unidos Joe Biden. As metas são definidas a partir do ano-base de 2005 e para ser alcançado num prazo de 20 anos, isto é em 2025.

Citando o Compromisso Nacional Determinado, Biden prometeu reduzir a emissão de gases em 28% até 2025, enquanto Bolsonaro anunciou o compromisso chegar a 37% nesse prazo e até 40% no final da década. O presidente também se comprometeu com o fim do desmatamento ilegal até 2030.

16:58  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm