Belém tinha respiradores escondidos

Depois que a nova gestão da Santa Casa de Misericórdia de Pacaembu vistoriou o Hospital Regional Abelardo Santos, em Belém (PA), foram descobertos 19 respiradores novos escondidos atrás de uma parede falsa. O Hospital, que fica no distrito de Icoaraci, é considerado referência no combate ao vírus chinês.

Ele atende somente pacientes infectados pela Covid-19 e por isso a descoberta virou escãndalo. O governo estadual do Pará confirmou a informação sobre os respiradores que estavam escondidos, porém negou a existência de uma “parede falsa”, já confirmada pela equipe do hospital.

Uma funcionária do Hospital conta que foi preciso quebrar a parece para acessar os equipamentos. A funcionária informou ainda que esses respiradores estavam declarados no patrimônio do hospital, mas desaparecidos. O setor financeiro da Secretaria Estadual de Saúde procurava os equipamentos, mas a história foi abafada.

O governo do estado diz que "instaurou uma comissão interna" para apurar por que os respiradores não estavam sendo usados e a Secretaria de Saúde Pública do Pará informou que "colocou imediatamente, após passar por uma análise técnica, os respiradores à disposição".

O governador do Pará, Helder Barbalho, não informou o valor pago pelos equipamentos nem a data de aquisição. Procurada pelo portal Terça Livre, a organização social Santa Casa de Pacaembu, antiga responsável pela gestão do Hospital Regional Abelardo Santos, não se pronunciou.

A direção do Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia, responsável pela gestão desde 11 de março, informa que “os equipamentos identificados na troca da gestão estavam em uma sala nas dependências do Hospital. Após uma análise técnica, eles, imediatamente, foram colocados em uso”.

O governador do Pará, Hélder Barbalho, integrantes da Casa Civil e da Secretaria da Saúde são alvos de uma decisão da juíza Marisa Belini de Oliviera, da 3ª Vara da Fazenda de Belém, que confiscou seus bens depois de uma denúncia de fraude na Saúde por parte to Ministério Público do Pará. Com Terça Livre.

17:30  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm