Bahia já tem mais mortes que em 2020

A Bahia já acumula, os quatro meses deste ano, mais mortes por Covid que em todo 2020, mostrando a ineficácia das medidas de restrição e a falta de outras ações, como a testagem em massa e o tratamento precoce, proibido pelo governador Rui Costa (PT) desde o início da pandemia.

Segundo a Secretaria de Saúde da Bahia, neste ano o estado já contabiliza 9.170 mortes, contra 9.158 de todo o ano passado. Na quarta-feira (28), o estado registrou 3.395 novos casos e 107 mortes, que chegam a mais de 18 mil desde março de 2020, com 893 mil casos.

A Bahia apostou basicamente em "fechar tudo" e no toque de recolher, medidas que se mostraram inúteis e quebraram milhares de empresas baianas, deixando uma leva de desempregados e pessoas sem renda alguma. Além disso, houve pelo menos três erros graves por parte do governo Costa.

O primeiro foi promover um carnaval para mais de 5 milhões de pessoas 15 dias depois que o Governo Federal já tinha decretado Estado de Calamidade Pública por conta da pandemia. Outro foi liberar as passeatas na campanha eleitoral. Também errou ao fechar o Hospital de Campanha em outubro.

Hoje, a Bahia aposta todas as fichas na vacinação, que vai bem na primeira dose, mas patina na aplicação da segunda. Nesta quinta, o estado recebe mais 336.300 doses de vacina contra a Covid-19, sendo 6.800 de CoronaVac e quase 330 mil da Oxford/AstraZeneca. No sábado deve chegar mais um lote.

20:45  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm