Bahia insiste em medidas ineficazes

O toque de recolher e o lockdown de finais de semana continuam mostrando que não funcionam. Quase dois meses depois, o número de casos e mortes continua mais alto do que antes de 19 de fevereiro, quando as medidas foram decretadas pelo governador Rui Costa (PT). Na época, a Bahia tinha cerca de 2.500 casos e 67 óbitos.

Nas últimas 24 horas, foram registrados mais 3.433 casos de Covid-19 e 71 mortes no domingo e 95 nesta segunda. A Bahia já soma 839.395 casos confirmados, 807.761 pessoas curadas, 15.118 casos ativos e 16.516 mortes. A letalidade, que era de 1,71% em 19 de fevereiro, hoje é de 1,97%.

Mesmo diante dos indícios de inutilidade, o Governo do Estado não busca outra forma de combater o coronavirus, como a testagem em massa com isolamento de assintomáticos, nem o tratamento precoce para reduzir os internamentos e mortes. Ele continua apostando apenas nas restrições.

Em entrevista na RedeTV! nesta segunda-feira, 12, o neurocirurgião Paulo Porto critica a decisão de prefeituras e governos estaduais de decretar o lockdown ou toque de recolher na tentativa de reduzir a disseminação do novo coronavírus. Ele é enfático em afirmar que o lockdown “não tem defesa”.

“Temos dados abundantes de que o efeito do lockdown é pior do que o efeito de deixar as coisas abertas”. Citando estudos internacionais, o médico disse que há dados científicos que assinalam que “o lockdown pode ser de 5 a 50 vezes pior do que deixar a sociedade completamente aberta”.

Mas o governo da Bahia se nega a reconhecer qualquer estudo que não reforce as restrições. Por isso, prorrogou, até 19 de abril, o toque de recolher, a proibição das aulas presenciais e a suspensão de eventos. Ele vem fazendo isso de 15 em 15 dias desde o início do ano passado. Provavelmente vai prorrogar de novo no dia 19.

Também fica vedada a venda de bebida alcoólica, mesmo por delivery, no final de semana e a população fica impedida de exercer seu direito constitucional de rir e vir das 20 às 5 horas. Quem estiver na rua será preso e levado para uma delegacia, onde será fichado e indiciado.

Também seguem suspensas as atividades esportivas coletivas (exceto o esporte profissional), as aulas presenciais, eventos e atividades independente do número de participantes, como casamentos, circos, seminários, solenidades de formatura, passeatas, aulas em academias de dança e ginástica.

O transporte nas cidades tem que ser interrompido às 20h30, assim como o ferry-boat e o serviço de lanchas.

18:53  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm