Bahia abre mais empresas do que fecha

Apesar da crise gerada pelas medidas do estado para combater a pandemia, a Junta Comercial da Bahia registrou, nos três primeiros meses deste ano, a abertura de 8.774 empresas, contra 5.769 fechamentos no mesmo período, o que gerou um saldo positivo.

A digitalização e a automação dos processos foram fundamentais para a criação de novas empresas, segundo a Juceb. Em janeiro de 2019, ela registrou 160 processos desse tipo, número que saltou para 5.200 em dezembro do ano passado. Boa parte das novas empresas foram abertas por empregados demitidos pelas que fecharam.

Outra medida que facilitou a abertura de empresas foi o deferimento automático de constituição, facilitado pela mudança na legislação decretada pelo governo de Jair Bolsonaro. Este deferimento passou de 44 em janeiro do ano passado para 210 em dezembro.

A Juceb ainda tem novos processos para implantar, mas eles dependem do fim da pandemia. Um exemplo é o projeto da Juceb Itinerante e a restauração de livros históricos.

18:31  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm