Satélite 100% nacional já envia dados

Em apenas 17 minutos após o lançamento, o satélite Amazonia 1 alcançou o destino, 752 quilômetros de altitude da superfície da Terra. O lançamento ocorreu a partir do Centro Espacial Satish Dhawan, de Sriharikota, na Índia, e marcou dois avanços tecnológicos do país.

O primeiro é o domínio completo do ciclo de desenvolvimento de um satélite, conhecimento dominado por apenas 20 países no mundo. O segundo é a validação de voo da Plataforma Multimissão (PMM), que funciona como um sistema adaptável modular que pode ser configurado de diversas maneiras para cumprir diferentes objetivos.

A afirmação foi feita por Mônica Rocha, diretora substituta do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O lançamento do satélite, fruto de uma parceria com a Índia, foi comemorado por técnicos, engenheiros e demais membros da equipe de desenvolvimento tecnológico do equipamento.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes, acompanhou diretamente do centro de controle da missão na Índia, e fez questão de reafirmar a parceria entre os dois países. “Este momento representa o ápice desse esforço, feito por tantas pessoas. Esse satélite tem uma missão muito importante para o Brasil".

“Estou extremamente satisfeito em declarar o sucesso do lançamento preciso do Amazonia 1 hoje. Nesta missão, a Índia e a ISRO [agência espacial indiana] estão extremamente honradas e felizes em lançar o primeiro satélite operado pelo Brasil. Minhas sinceras congratulações ao time brasileiro," afirmou o presidente da ISRO, K. Sivan.

O Amazonia 1 foi desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) - órgãos ligados ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

19:13  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm