País protesta contra STF e governadores

Mesmo ignoradas pela imprensa, as enormes manifestações que tomaram conta do país foram destaque nas redes sociais e alguns veículos de comunicação independentes, como o jornal A Região. Os protestos tomaram conta de quase todas as capitais e dezenas de cidades do interior.

A maior carreata aconteceu em Brasília, com milhares de carros decorados com a bandeira do Brasil. Na pauta, protesto contra a anulação das condenações de Lula e a censura imposta pelo STF contra opiniões; mais o lockdown e o toque de recolher promovidos pelos governadores.

Houve carreatas e passeatas em Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Ceará, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Amazonas, entre outros estados. As pessoas vestiam verde e amarelo e levavam bandeiras do Brasil.

Elas rejeitam as decisões do STF e as medidas autoritárias tomadas pelos governadores sem respaldo da Constituição, como o toque de recolher e o lockdown. Mas a maior fonte de indignação dos manifestantes contra o STF focou na decisão do ministro Edson Fachin que anulou as condenações do ex-presidiário Lula.

Na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, milhares de pessoas lotaram a orla para apoiar o presidente Jair Bolsonaro, criticar as medidas dos governadores e as decisões de Fachin e o inquérito aberto ilegalmente por Alexandre de Moraes.

Em São Paulo, onde a manifestação levou milhares de pessoas à Avenida Paulista, em frente ao prédio da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), os protestos incluíram o pedido de renúncia do governador João Dória (PSDB) e medidas como a suspensão do campeonato estadual de futebol, fechamento de escolas e comércio.

Uma enorme carreata em Curitiba tinha como mote o direito de trabalhar. Em Belo Horizonte, os manifestantes defendiam uma mudança nas leis para que os ministro do STF sejam eleitos por voto, entre os juízes de carreira.

A deputada Bia Kicis perguntou "onde estão os jornalistas, aqueles profissionais que são pagos para informar o povo dos acontecimentos relevantes? Onde estavam hoje durante as concorridíssimas manifestações por todo o país em apoio ao Presidente?. Nenhum foi visto".

18:11  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm