Manoel Novaes volta a atender pelo SUS
A Secretaria de Saúde de Itabuna fechou contrato com a Santa Casa de Misericórdia para atendimento materno-infantil de pacientes locais e dos municípios pactuados pelo SUS. O Hospital Manoel Novaes passará a funcionar como hospital de portas abertas para Itabuna e pactuados que não possuem unidade hospitalar.
Pacientes adulto e infantil de Itabuna e de sete cidades que ainda não possuem estrutura hospitalar (Itapé, Floresta Azul, Firmino Alves, Almadina, Buerarema, Maraú e Santa Cruz da Vitória) poderão ser atendidos sem a necessidade de cadastro, via Central de Regulação.
Os demais pacientes, dos 22 municípios pactuados pelo SUS, continuarão sendo encaminhados, por meio da Central de Regulação, para atendimento na unidade. “Estamos trabalhando para fortalecer todo o sistema de saúde de Itabuna, passando pelas Unidades Básicas de Saúde até os hospitais", diz o prefeito Augusto Castro.
Ele anunciou que a UPA 24H, no Monte Cristo, foi autorizada a atender crianças com sintomas gripais ou suspeita de Covid. Para isso, serão contratados profissionais que atendam mais essa demanda. Elas também podem ser atendidas nas Unidades de Referência para Síndromes Respiratórias Agudas, os gripários.
Eles foram implantadas nas UBS Möise Hage, no Lomanto Júnior; José Edites, no São Caetano; José Maria de Magalhães Neto (antigo Sesp), no centro; e na Unidade de Saúde da Família Renan Moreira, no Parque Boa Vista, com atendimentos aos pacientes de segunda a sexta-feira, 16 às 22 horas.
Com isso, a intenção é diminuir o fluxo de pacientes com sintomas gripais ou suspeita de Covid-19 no Hospital Manoel Novaes e evitar a contaminação cruzada de pacientes. Segundo a secretária de Saúde Lívia Mendes, somente serão encaminhados para o Manoel Novaes pacientes que precisem de internamento.
A intenção é colocar outros hospitais como suporte. “Vamos tentar negociar com a direção do Centro Médico Pediátrico de Itabuna (Cemepi), porque é um desejo do prefeito Augusto Castro retomar este tipo de atendimento primário também nesta unidade”.
A diretora técnica do Hospital Manoel Novaes, Fabiane Chávez, lembra que a unidade deixou de atender “portas abertas”, em 2019, por determinação do então prefeito Fernando Gomes. “Agora, estamos de volta e com muita alegria. Não temos a mesma estrutura, mas vamos nos adequar para atender a demanda”.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.








