Major alega que Wesley não negociava

O comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), major Cledson Conceição, afirma que a tropa teve que reagir “para evitar que um mal maior ocorresse”, atirando dezenas de vezes contra o PM Wesley Soares Góes, que supostamente estava sofrendo um “surto psicológico” no faro da Barra, em Salvador, no domingo.

“Apesar do isolamento, nossa contenção, quando ele [Wesley] efetuou vários disparos, poderia ter acontecido um mal maior, tanto com os policiais, tanto com a imprensa, tanto com transeuntes. Infelizmente o resultado foi aquele”, afirmou em entrevista coletiva nesta segunda-feira (29).

O major diz que primeiro atiraram com balas de borracha, mas Wesley caiu e continuou atirando, por isso balas normais foram usadas. Wesley foi perfurado por mais de 10 projéteis. Segundo o major, “aquele processo de violência tem que ser cessado e para isso tem que ter uma resposta à altura".

“As técnicas que os nossos negociadores utilizam é procurar a todo instante trazer o causador do evento crítico para a realidade”. Porém, outros policiais e especialistas em segurança dizem que o Bope deveria ter insistido na negociação até vencer o PM pelo cansaço, físico ou mental. Foi assim em dezenas de casos de bandidos com refém.

“Quando o negociador chamava a atenção dele, ele voltava para o negociador e já imediatamente ele já se desconectava”, disse o major ao comentar a negociação. O comandante-geral da PM, Paulo Coutinho, afirma que Wesley "resistiu à negociação".

Para outros policiais, a operação foi desastrosa e deveria ter um defecho diferente, negociando pelo tempo necessário, trazendo parentes para o convencimento, cansando a pessoa para que baixe a guarda. Eventos semelhantes com bandidos tiveram muito mais tempo de negociação e sem mortes.

19:28  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm