Itabuna encerra ano letivo 20 em maio

A Secretaria Municipal de Educação tem trabalhado para adotar uma modalidade de ensino que atenda as reais necessidades dos alunos. O método aplicado no ano letivo 2020, que se encerra em maio, tem sido a distribuição de pacotes de atividades e pequenos vídeos em grupos de WhatsApp.

“Diante da necessidade de priorizar a segurança dos alunos, professores e da comunidade escolar, e também de garantir a qualidade do ensino, temos buscado alternativas inovadoras”, comenta a secretária Janaína Araújo, que participou do programa Mesa Pra 2 desta quarta-feira, na rádio Morena FM.

Ela contou ao jornalista Marcel Leal que estão sendo estudadas maneiras de cumprir o conteúdo do segundo semestre de 2020 e o deste ano, inicialmente com aulas remotas. "Os alunos poderão pegar os trabalhos na escola e baixar videoaulas usando a internet da própria unidade de ensino".

A ideia da secretaria é de que as aulas com o conteúdo básico sejam transmitidas em canais de TV aberta. “Estive em Salvador para tratar com o secretário estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues, sobre a possibilidade de unificar as aulas nas redes Estadual e Municipal”.

“Mesmo havendo essa parceria, nossos blocos de atividades e os vídeos dos professores nos grupos de WhatsApp permanecerão fazendo parte do método de ensino”, adianta Janaína. No Mesa Pra 2, ela comentou a dificuldade em retomar as aulas presenciais e revelou que 50% dos professores são idosos ou têm comorbidades.

"Mesmo com as dificuldades, o plano é encerrar os dois anos letivos em dezembro. Os professores tiraram as férias no ano passado, então temos uma margem para negociar aulas aos sábados ou um início mais cedo do ano letivo 2021", contou. Janaína também destacou o diálogo com o sindicato.

"Itabuna tem um sindicato muito atuante e combinamos de nos reunir a cada dois meses para discutir os problemas, as necessidades e como proceder. A gestão considera muito importante que haja este diálogo porque, no final, ganhamos todos, assim como a sociedade".

A secretária tranquiliza os alunos do 9º ano que ingressarão no Ensino Médio. “Muitos deles estão temerosos em perder o prazo da matrícula no Ensino Médio estadual, por conta da diferença de calendário. Mas esta questão já foi assegurada durante reunião com o secretário Jerônimo Rodrigues”.

19:01  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm