Itabuna combate a dengue nos bairros

A Vigilância Epidemiológica de Itabuna vai começar o mutirão de combate à dengue pelo bairro Sarinha Alcântara, nesta sexta-feira, das 8 às 13 horas. O objetivo é reduzir os índices de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de arboviroses como dengue, zika e chikungunya.

Segundo o gerente da Vigilância, Émerson Oliveira, Itabuna já está registrando casos de dengue, por isso é necessário fazer esses mutirões em toda a cidade. “Vamos começar pela região do Sarinha, porque os primeiros casos surgiram nessa região, quando se enfrentou a epidemia de dengue chikungunya e zika vírus, em 2016”.

O mutirão inclui ações educativas e de limpeza, recolhimento de materiais como pneus, garrafas e vasilhames. Ele será feito por equipes da Secretaria de Saúde, Agentes de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde; Secretaria de Infraestrutura e a Biosanear, responsável pela coleta de lixo.

Émerson explica que, devido à pandemia, as visitas domiciliares dos Agentes Comunitários estão suspensas por decisão do Ministério da Saúde. “Medidas alternativas estão sendo adotadas na tentativa de evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti”, informa.

Entre essas ações estão a limpeza de terrenos baldios, recolhimento de material que acumula água da chuva; bloqueios de transmissão com aplicação de inseticida com o carro fumacê, bombas costais e motorizadas, além de um trabalho educativo e de orientação da população.

18:30  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm