Fábricas de autopeças fecham na Bahia

Dois meses depois do anúncio de fechamento da fábrica da Ford na Bahia (foto), as de autopeças começam a também fechar e desmontar seu maquinário. Na época do anúncio, o Governo do Estado prometeu se mobilizar para atrair uma nova montadora e chegou a divulgar que tinha conversado com várias interessadas.

Depois disso, o estado não tocou mais no assunto, que parece definitivamente abandonado. A falta de notícias deixou as empresas de autopeças sem confiança no governo. Por isso, optaram por encerrar as operações na Bahia, onde forneciam peças para a Ford.

Elas não confiam que o governo consiga outra montadora e não podem esperar indefinidamente. 30 empresas abasteciam a Ford, sendo que 18 ficavam dentro da área de sua área industrial. A maioria é filiam de mutinacionais como Pirelli, Benteler, Bosch e Sodecia.

A saída das fábricas de autopeças vai gerar outro problema, porque a maioria ainda tenta pagar o aluguel dos galpões e os funcionários. Elas também precisam encontrar uma maneira de vender os produtos e insumos encalhados. A própria Ford optou por transformar em sucata as carrocerias que estavam prontas.

14:40  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm