Eclusa de Sobradinho retoma atividades

O sistema de transposição da Eclusa de Sobradinho voltou a funcionar na última quinta-feira (25), permitindo a retomada da navegação no trecho do Rio São Francisco que liga as cidades de Pirapora (MG) a Juazeiro (BA), distantes cerca de 1.371 quilômetros.

Apesar da importância econômica e social da eclusa que, além de permitir às embarcações superarem um desnível de 32,5 metros, tornou-se um importante atrativo turístico da região, a transposição estava inoperante desde o fim de 2018, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporter (Dnit).

No começo de 2020, ele constatou que parte dos componentes hidráulicos, elétricos e mecânicos, além da própria estrutura física, tinham se desgastado ao longo de 38 anos de operações (a eclusa foi inaugurada em 1980). Todo o sistema passou, então, por um amplo processo de revisão e manutenção.

Ele inclui as comportas de enchimento e esvaziamento, sistema da iluminação, poços de drenagem e esgotamento, portas da eclusa, guindaste e ponte basculante, subestação elétrica, além do circuito fechado de televisão e da estrutura de 120 metros de comprimento, 17 metros de largura e 2,5 metros de profundidade.

O “elevador de embarcações”, conforme se referiu o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, é fundamental para que as embarcações que navegam por este trecho do Rio São Francisco transponham o desnível equivalente a um prédio de dez andares junto à barragem da Usina Hidrelétrica de Sobradinho.

A hidrovia do São Francisco é considerada a mais econômica via de interligação entre o as regiões centro-sul e o Nordeste. Ela se estende pelos rios São Francisco, Paracatu, Grande e Corrente, totalizando 2.354 km de extensão, permitindo ainda o transporte hidroviários de passageiros e atividades turísticas.

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