Deltan alerta para prescrição de ações

O procurador Deltan Dallagnol (foto) alertou para as “reais chances de prescrição” dos processos que envolvem o réu Lula, que teve todas as condenações anuladas em decisão monocratica do ministro do STF Edson Fachin. Dallagnol reafirma a consistência das provas apuradas pela Lava Jato e diz que a decisão foi “retrocesso no combate à corrupção”.

“Processos envolvendo o ex-presidente serão retomados em breve em Brasília, mas com reais chances de prescrição. Várias questões serão rediscutidas nos tribunais. Nada disso, contudo, apaga a consistência dos fatos e provas, sobre os quais caberá ao Judiciário a última palavra”, postou no Twitter.

Crimes de corrupção, como os de que Lula é acusado, prescrevem em 16 anos. Como o petista tem mais de 70 anos, esse prazo cai pela metade. Deltan afirma que Fachin, assim como o fim da prisão em segunda instância, atacam o legado da Lava Jato.

“Precisamos discutir essas amplas mudanças em curso (e aqui não falo mais do caso concreto) para decidir se queremos ser o país da impunidade e da corrupção, que corre o risco de retroceder vinte anos no combate a esse mal, ou um país democrático em que impere a lei”, escreveu no Twitter.

18:46  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm