CFM defende uso de tratamento precoce

O presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Mauro Ribeiro (foto), criticou a campanha contra o tratamento precoce da Covid e disse que não é verdade a afirmação de que ele é ineficaz. “Infelizmente, certos assuntos foram proibidos".

"Essa história de que está estabelecido na literatura que o tratamento precoce não tem efeito na fase inicial é mentira”, declarou em entrevista à rádio Jovem Pan nesta quinta-feira, 25. “Há trabalhos que mostram os benefícios da terapêutica na fase inicial, e outros, não. Essa é a realidade. Temos a relação dos trabalhos”.

Ribeiro explica que há muitas dúvidas sobre a Covid-19, incluindo sobre a eficácia do lockdown e do toque de recolher, e que é natural que isso aconteça quando se fala em ciência. Mas ele criticou um documento da Associação Médica Brasileira contra o uso de remédios contra o coronavírus.

“Quem tem atribuição legal de modo a definir o que pode ou não ser utilizado é o CFM”, resume Ribeiro, que defende a autonomia dos médicos sobre o tratamento. “Qual foi a nossa postura sobre o tratamento precoce? Deixar o médico definir o que é melhor para o paciente dele”.

Ribeiro foi incisivo sobre as notícias falsas e a militancia de falsos especialistas. “Nós não incentivamos o tratamento precoce ou condenamos, tampouco banimos. Falar que a Hidroxicloroquina e a Ivermectina matam é falácia. Quem quer fazer o tratamento precoce, que faça. Quem não quiser, não faça”.

19:43  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm