CCZ de Itabuna reestrutura suas ações

No meio de um processo de recuperação, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Itabuna vem promovendo vacinação antirrábica gratuita e regular, recolhendo animais abandonados ou maltratados e, principalmente, agindo com conscientização junto à população sobre a adoção responsável.

A coordenadora do CCZ, Ellen Gleicer (foto), conta que outra preocupação é com os animais de grande porte que vivem soltos nas vias públicas. Ela conta que a Prefeitura abriu processo licitatório para contratar nova empresa para atuar no recolhimento e guarda desses animais.

"Tão logo o processo esteja concluído, o município vai fazer valer a Lei Municipal n° 1.331/1985, que penaliza com multas de 30% do valor da Unidade Fiscal de Referência (UFIR) os proprietários ou criadores que costumam deixar animais de grande e médio portes (cavalos, bois, porcos, etc,) soltos nas ruas".

A coordenadora destaca que não é pretensão da Prefeitura penalizar ninguém. Mas observa que também não é justo e nem correto deixar animais circulando livremente em vias públicas, colocando em risco a vida de motoristas, motociclistas e da população. “Não podemos permitir a negligência e o desrespeito".

Ellen Gleicer lembrou que, no mês passado, o CCZ promoveu uma mobilização para orientar a população sobre diversos temas, inclusive a posse responsável e cuidados com animais domésticos. Também foram distribuídos panfletos sobre as atividades desenvolvidas pelo Centro de Controle de Zoonoses.

“É importante que haja conscientização e mais clareza a respeito das atribuições da unidade, que executa um trabalho dedicado, feito por uma equipe de profissionais veterinários e técnicos, em favor da saúde pública em Itabuna”, comentou.

19:19  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm