Bahia só usou 59% das doses recebidas

A Bahia recebeu nova remessa de vacinas Coronavac na noite de terça. As 178.600 doses do Instituto Butantan chegaram em voo comercial às 23h10 ao aeroporto de Salvador. Com este sétimo envio de doses, incluindo a Oxford, o estado totaliza 1.289.800 doses recebidas de imunizantes contra o novo coronavírus.

Apesar da reclamação constante do governador Rui Costa, de que "faltam vacinas", a Bahia só aplicou cerca de 59% das que recebeu e tem mais de 500 mil doses estocadas. Desde o início da vacinação, o estado nunca aplicou mais do que 60% das vacinas recebidas. A média de vacinação é de cerca de 19 mil por dia.

Para imunizar toda a população baiana ainda em 2021, esta média precisa subir para 121 mil por dia. O novo lote de vacinas começou a ser enviado para o interior em caminhões e aviões pelo Grupamento Aéreo da Policia Militar (Graer), após a organização das doses feita pela equipe da coordenação de imunização do estado.

Segundo a coordenadora de imunização, Vânia Rebouças, somente os municípios que já utilizaram 85% das doses recebidas terão nova remessa. Ela explica que esta decisão foi definida em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), instância que reúne representantes das secretarias municipais de saúde e da Sesab.

As vacinas são destinadas ao público alvo da primeira fase do plano de vacinação contra Covid-19. “Ficou também definido em CIB que aqueles municípios que conseguirem alcançar as metas da primeira fase, poderão ampliar a aplicação das doses para idosos de 70 anos ou mais, de forma decrescente de idade”.

19:25  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm