Bahia é o estado que mais mata mulheres

A Bahia foi o estado que mais matou mulheres em 2020. Um levantamento da Rede de Observatórios da Segurança aponta que 181 mulheres foram mortas na Bahia no ano passado. Outros quatro estados foram responsáveis pelo resto dos casos, o Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.

As estaisticas mostram um aumento da violência contra as mulheres e dos feminicídios no primeiro semestre de 2020, em comparação com o mesmo período de 2019. A cientista social e pesquisadora Luciene Santana conta que os números cresceram durante a pandemia.

Na Bahia, o mês com mais registros de feminicídio foi maio. Segundo Luciene, esse crescimento aconteceu porque as mulheres ficaram isoladas em casa, convivendo mais tempo com os agressores que, em sua maioria, são maridos ou parentes que moram junto.

Em 58% dos casos de feminicídios e 66% das agressões, os criminosos eram maridos, namorados ou ex-maridos e ex-namorados das vítimas. As principais razões para agredir as mulheres foram o fim do relacionamento, brigas e desentendimentos, além de ciúmes.

23:09  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm