TJ suspende volta das aulas em março
O desembargador Lourival Trindade, do Tribunal de Justiça da Bahia, suspendeu a liminar que autorizava o retorno das aulas presenciais nas escolas particulares a partir de março. Ele já tinha decidido, também sozinho, anular outra liminar, que decretava a volta na rede estadual.
O secretário de Educação Jerônimo Rodrigues afirmou que o Governo do Estado quer a volta das aulas presenciais mas, devido ao crescimento acelerado de casos da Covid e à lotação dos hospitais, isso não é possível no momento. O problema é quando será o momento.
Quase todos os estados já retornaram às aulas presenciais, inclusive São Paulo, pior foco da pandemia no Brasil. Os outros voltarão a partir de primeiro de março. A Bahia será o único sem aulas presenciais nem sequer online na rede estadual. A rede privada deve voltar com o ensino remoto.
Educadores e pais estão muito preocupados, porque a Bahia já era, antes da pandemia, o estado com os piores índices de ensino tanto no fundamental quanto no médio. Em 2020, o Estado passou todos os alunos de ano sem que eles tivessem uma aula sequer.
Os estudantes baianos, que já tinham o pior nível nacional, perderam um ano inteiro de conteúdo e agora estão ameaçados de perder mais um semestre. O governador Rui Costa afirmou que, para a volta às aulas, três critérios precisam ser obedecidos: a redução dos casos ativos, dos óbitos e das taxas de ocupação de UTI.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
